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quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA A PASTORAL

Foi na sexta-feira passada à noite e uma delícia para os ouvidos... Saliento a interpretação soberba e formidável da conceituada CAROLIN WIDMANN!

Teatro e Cinema


Finalmente, após ter visto frustrada a minha primeira tentativa, consegui ir ver a peça:
CAVEMAN - Mim caçar, Tu colher! (Autoria: ROB BECKER | Encenação: ANTÓNiO PiRES | Interpretação: JORGE MOURATO | Tradução/adaptação: FELIPA MOURATO.)
Apesar de não ser fã dos livros de BECKER, apreciei o texto e a interpretação de Mourato. Não contive algumas gargalhadas, todavia confesso que o desenlace está longe da realidade que se pretende (penso eu de que...) retratar.


Em contrapartida, assisti ao filme «Louca por compras» sem grandes expectativas. Pensei: mais um daqueles filmes americanos para comer pipocas. Até pode ser. Não há grandes desempenhos, nem nada que o destaque especialmente para um Óscar (se bem que não ligo muito a isso nos filmes que escolho ver), contudo há algo inegável: o consumismo imensurável do nosso quotidiano. Contra mim falo, algumas vezes dou por mim a comprar algo que não tinha planeado e que tenho consciência que é supérfluo e desnecessário. Faz pensar um pouco no que nos move e para onde caminhamos. Já é alguma coisa. Só por isso valeu a pena.

Experimenta Design 2009 Lisboa


Bem, o tempo tem sido curto para escrever, com tanto trabalho e coisas para ver. Daí este post já vir desactualizado, porém não podia deixar de fazer esta referência, dado ter «experienciado» alguns destes espaços e este conceito. Congratulo o evento e agradeço por terem proporcionado momentos de cultura, inovação e criatividade. Eu deambulei e fui apanhada e quase arrancada à força, especialmente, de uma exposição: «Lapse in Time».

Deixo aqui alguns textos retirados da net:

Há duas formas de pensar o tema “It’s About Time”. Num sentido literal, tudo se relaciona com tempo. O tempo é um factor omnipresente. Mas enquanto expressão idiomática, “It’s About Time” remete para uma ideia de urgência: “está na hora de fazer alguma coisa, de tomar uma atitude”. A EXD'09/LISBOA articula estas duas abordagens do seu tema num programa desafiante: reflectir sobre o papel do tempo no design e nas disciplinas projectuais. A urgência é óbvia. Por um lado, parece não haver tempo para confrontar as questões prementes de um mundo à beira do colapso económico e ecológico.

Seguindo a lógica autoral da exposição, com curadoria do alemão Hans Maier-Aichen, a publicação Lapse in Time representa um complemento aos conteúdos expositivos. Com uma abordagem poética, foi desenhada por Piero Glina e Daniel Schludi, combinando sedutoras imagens a preto e branco que revelam pormenores não detectáveis na visita à exposição. Com fotografias de Lisboa actual, integra textos que ilustram statements conceptuais dos participantes. Dezoito designers desafiantes de todo o mundo apresentam os seus mais recentes trabalhos que expandem e confundem as fronteiras tradicionais do design de produto, levando-o ao limiar da arte, ciência, sustentabilidade, ecologia e referente sociocultural.

E porque existem Amores Eternos # 7

Este Benfica é uma desilusão - Por Ricardo Araújo Pereira

PRIMEIRO, foram as contratações. Como podiam ser boas se o Benfica faz contratações todos os anos e não tem ganho grande coisa? E a este raciocínio, que seria excelente se não fosse falacioso, seguiram-se outras considerações. Um espanhol por sete milhões? Um absurdo. Se fosse bom, o Real Madrid ficava com ele. Saviola? Um bluff, disseram uns. Vem passar férias e é tão mau jogador como Aimar, disse um candidato a presidente do Benfica. Um homem com visão.
Depois, foi o treinador. Era inexperiente, não tinha categoria e foi contratado fora de tempo. Fez um trabalho apenas regular no Braga, disseram uns. Iria ser dos treinadores mais rapidamente despedidos da História, disse um candidato a presidente do Benfica - para quem o treinador ideal era Carlos Azenha (por coincidência, um dos treinadores mais rapidamente despedidos da História).
E a seguir foi a maldita pré-época. Que interessava ganhar todas as competições? Muitas vezes, as equipas que fazem as melhores exibições na pré-época são as que jogam pior no campeonato, disseram uns. O candidato a presidente do Benfica é que nunca mais disse nada, o que é pena.Depois, vieram os primeiros jogos do campeonato. Sim, a equipa joga bem, mas é demasiado cedo para estar a jogar bem, disseram uns. Ao que parece, as boas exibições têm o seu tempo, e não é este. O Benfica, por incompetência ou ingenuidade, cometia a estupidez de jogar bom futebol. Logo a seguir, veio a primeira goleada - curiosamente, a maior das últimas décadas. Não impressionou.
Normalíssimo, disseram uns. No ano passado também deram seis ao Marítimo e depois ficaram dois meses sem marcar, disseram outros. Havia que esperar pela semana seguinte. E então, esperou-se. Infelizmente, houve nova goleada. E depois, nova vitória. Os reforços são óptimos, o treinador é muito competente, a pré-época cumpriu as suas promessas, e as goleadas persistem. Não se faz. É muito aborrecido quando a realidade contraria sistematicamente os desejos das pessoas. Julgo que este Benfica deve um pedido de desculpas a muita gente.
Até aos benfiquistas, que também estão desiludidos.
Que graça tem estar a ganhar por três ao quarto de hora? Que sentido faz um adepto ter de pedir ao companheiro do lado que lhe ausculte o peito, a ver se o coração continua a bater? Não há um resultado tangencial que o sobressalte, um contra-ataque perigoso que o faça palpitar, uma bola na trave que o obrigue a dar sinal. O sr. Jorge Jesus e os seus pupilos têm consciência das dores musculares com que um ser humano fica quando é forçado a levantar-se de um salto oito vezes no espaço de uma hora e meia? Eu pago para ver futebol, não é para fazer aeróbica. Aviso já que vou passar a levantar-me apenas de três em três golos, uma vez que não tenho preparação física para acompanhar esta equipa. Espero em breve levantar-me por cinco vezes. Como sabem, ando há muito tempo a desejar um 15 a 0!!!!!!!!!!:)

Nota máxima em Português

A reinvenção da escrita, por um árbitro de futebol.
RELATÓRIO DE ÁRBITRO (VERÍDICO)

Dá para entender porque é que não são públicos estes relatórios...

"O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Micolli procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva."

Extracto do relatório do árbitro Carlos Xistra relativo à apresentação do cartão amarelo ao jogador Micolli do Benfica.

Sometime Around Midnight

Encontrei este texto através de um amigo e desconheço a autoria (até tenho um alvitre, mas posso enganar-me), nem sei se é de alguma letra de música ou whatever. Simplesmente achei divinal e não resisti em colocá-lo aqui. Se o autor porventura o descobrir, peço desculpa por não conseguir resistir a coisas belas e sentidas.


And it starts...

sometime around midnight
or at least that's when
you lose yourself
for a minute or two

As you stand...
under the barlights
and the band plays some song
about forgetting yourself for a while
and the piano's this melancholy soundcheck
to her smile
And that white dress she's wearing
you haven't seen her
for a while

But you know...
that she's watching
She's laughing, she's turning
she's holding her tonic like a crux
The room suddenly spinning
she walks up and asks how you are
so you can smell her perfume
you can see her lying naked in your arms

And so there's a change...
in your emotions
and all of these memories come rushing
like feral waves to your mind
of the curl of your bodies
like two perfect circles entwined
and you feel hopeless, and homelss
and lost in the haze
of the wine

And she leaves...
with someone you don't know
but she makes sure you saw her
she looks right at you and bolts
As she walks out the door
your blood boiling
your stomach in ropes
and when your friends say what is it
you look like you've seen a ghost

And you walk...
under the streetlights
and you're too drunk to notice
that everyone is staring at you
and you so care what you look like
the world is falling
around you

You just have to see her
You just have to see her
You just have to see her
You just have to see her
You just have to see her

and you know that she'll break you
in two

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