Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Experimenta Design 2009 Lisboa


Bem, o tempo tem sido curto para escrever, com tanto trabalho e coisas para ver. Daí este post já vir desactualizado, porém não podia deixar de fazer esta referência, dado ter «experienciado» alguns destes espaços e este conceito. Congratulo o evento e agradeço por terem proporcionado momentos de cultura, inovação e criatividade. Eu deambulei e fui apanhada e quase arrancada à força, especialmente, de uma exposição: «Lapse in Time».

Deixo aqui alguns textos retirados da net:

Há duas formas de pensar o tema “It’s About Time”. Num sentido literal, tudo se relaciona com tempo. O tempo é um factor omnipresente. Mas enquanto expressão idiomática, “It’s About Time” remete para uma ideia de urgência: “está na hora de fazer alguma coisa, de tomar uma atitude”. A EXD'09/LISBOA articula estas duas abordagens do seu tema num programa desafiante: reflectir sobre o papel do tempo no design e nas disciplinas projectuais. A urgência é óbvia. Por um lado, parece não haver tempo para confrontar as questões prementes de um mundo à beira do colapso económico e ecológico.

Seguindo a lógica autoral da exposição, com curadoria do alemão Hans Maier-Aichen, a publicação Lapse in Time representa um complemento aos conteúdos expositivos. Com uma abordagem poética, foi desenhada por Piero Glina e Daniel Schludi, combinando sedutoras imagens a preto e branco que revelam pormenores não detectáveis na visita à exposição. Com fotografias de Lisboa actual, integra textos que ilustram statements conceptuais dos participantes. Dezoito designers desafiantes de todo o mundo apresentam os seus mais recentes trabalhos que expandem e confundem as fronteiras tradicionais do design de produto, levando-o ao limiar da arte, ciência, sustentabilidade, ecologia e referente sociocultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...