Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Literatura Alemã até a Segunda Guerra Mundial


Um sofá-dicionário na Feira do Livro de Frankfurt em 2003

«País de longa tradição literária, a Alemanha tem uma literatura expressiva, desde a Idade Média, passando pelos irmãos Grimm, Goethe e Schiller, até Thomas Mann e Günter Grass, dois dos oito prêmios Nobel de Literatura.

Com cerca de 2 mil editoras e mais de 4 mil livrarias, a Alemanha tem um dos maiores mercados editoriais do mundo. O número de novos lançamentos cresce a cada ano, tendo atingido cerca de 96 mil títulos em 2007. A maior fatia é de literatura e ficção, com destaque para os livros de bolso. Mas grande também é o volume de livros infanto-juvenis e de não-ficção.
A Feira Internacional do Livro, em Frankfurt, a maior do mundo, é o grande acontecimento anual em torno da literatura. O Prêmio Literário Georg Büchner é considerado o mais importante do país. Já o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão é concedido não apenas a escritores alemães.»

Ver mais em: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1138701,00.html

Beleza interior é o mais importante para homens alemães


«As mulheres acreditam que os homens querem beleza, sexo e sonham com grandes modelos e atrizes: mero engano. Editora de Hamburgo apresenta pesquisa mostrando os verdadeiros sonhos masculinos.


Sinceridade é mais importante que sex-appeal. Este é o resultado de uma pesquisa realizada pela editora alemã Cora, apresentada nesta segunda-feira (17). A editora de Hamburgo, especializada em narrativas românticas em torno da heroína Julia, queria saber como os homens imaginam a mulher ideal. Para isso, foram entrevistados mais de mil homens e mulheres, com idades entre 18 e 59 anos.

Para 59% da população masculina alemã, fidelidade e sinceridade são mais importantes do que sex-appeal e aparência. O essencial é "ela" abrir seu coração para "ele", segundo 42% dos questionados. Um em cada cinco também afirma que a parceira perfeita deve ser boa mãe e boa dona de casa.

Preferências nacionais – Mais da metade (55%) prefere a própria mulher a uma atriz de cinema ou televisão. A atriz Franka Potente (Corra Lola, Corra) está entre as "paixões nacionais" com 6% dos votos dos entrevistados. Surpreendentemente, personalidades como a modelo Claudia Schiffer ou a tenista Steffi Graf são as "lanterninhas" da lista: apenas 2% dos homens se confessam atraídos por elas.

No geral, as loiras perderam sua liderança. Conforme os dados, 14% dos alemães dão preferência às morenas, contra os 8% que optam por cabelos claros. Para um sexto dos homens, a aparência da mulher não é importante, e mais de um terço prefere uma mulher bem malhada. Quanto ao traje de verão: sensual sim, seminua não. Também aqui, o que conta é a naturalidade.

"Na realidade, existe uma mulher ideal dentro de toda mulher. Ela só deve ser sincera consigo mesma e aceitar-se como é", afirmou uma das diretoras da empresa. "Assim é a heroína de nossos romances, Julia: ela acredita na sorte, segue corajosamente seu caminho e confia nos seus sentimentos, ao encontrar o homem de sua vida."

Elas não sabem o que eles querem

A editora Cora também quis saber o que as mulheres imaginam ser as preferências masculinas. Os resultados demonstram o pouco conhecimento das predileções dos homens: 26% das entrevistadas acredita que a aparência é o atributo principal para eles. Elas também sobrestimam os caprichos sexuais dos machos: 23% delas acham que satisfazê-los na cama é fundamental, enquanto somente 36% sabem que, para eles, a companheira é a mulher ideal.»

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,578963,00.html

Hannah - primeiro episódio

Hannah percorria o caminho com desembaraço e nem olhava onde colocava os pés. Os bosques eram-lhe familiares e muitas vezes já os tinha palmilhado de lés-a-lés. Aproximava-se do riacho onde, tantas e tantas vezes, tinha pescado em criança com os seus irmãos. Passou a ponte e chegou ao início da vila. O senhor Thomas varria o patamar em torno da taverna e bisbilhotava as actividades dos vizinhos. Riu-se, o velhote não tinha remédio! Porém, a senhora Bertha estava disposta a dar-lhe, se algum dia ele percebesse finalmente os seus sentimentos! Enfim, os amores da vila eram um enredo fabuloso para Hannah. À noite, sob a luz do candelabro, na sua escrivaninha do quarto, gostava de redigir estas histórias de amores correspondidos ou não. Adorava as festas de casamento no jardim do centro, os bailaricos de convívio e as barraquinhas de comida. Um dos eventos que mais adorava ocorria no verão e trazia uma dinâmica sem paralelo à vila. Era o dia do leilão! Neste, acontecia de tudo um pouco. Os produtores locais ofereciam as suas safras, produtos caseiros e, às vezes até objectos pessoais, de modo a serem licitados e angariarem dinheiro para a junta de freguesia. Era um dia fabuloso! As pessoas juntavam-se todas no largo central, perto do coreto, onde estava o presidente da junta com o microfone na mão a leiloar. Várias cadeiras eram preenchidas pelos primeiros a chegar ao local, sobretudo os mais velhos. Outros, percorriam as bancadas de mármore e estancavam, na dúvida, entre escolher uma fartura, um sonho, uma bifana, um prego, uma água, ou uma cerveja. As crianças corriam e saltavam por todos os lados, perseguiam os cães que, pacientemente, perdoavam-lhes as «maldades».

Linkin Park - "In The End"



I've tried so hard
And got so far
But in the end,
It doesn't even matter.
I had to fall
To lose it all
But in the end,
It doesn't even matter.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...